Mind Design

    Lançamento da nova marca Eduardo Carriel Núcleo de Dança

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    A Mind Design foi convidada pelo Núcleo de Dança Eduardo Carriel para fazer o redesign da logomarca.

    Foram meses de pesquisa e prototipagem para chegarmos na versão final:

    Ela reflete a crença no impacto da dança no dia-a-dia das pessoas e a certeza que a dança inspira mudanças e transformações.

    Design humano, feito literalmente sob medida através de uma marca viva e moderna, nunca parada, rígida ou institucional, guiada pela energia da dança e vontade de melhorar vidas.

    Tudo isso é consolidado no novo slogan: Dance, Viva, Sinta!

    Em 21 de abril foi realizado o coquetel de lançamento da nova marca e apresentação do espetáculo de dança 2017 Paralelamente.

    Neste evento Marcelo Costa nosso Head of Design teve a oportunidade de apresentar a nova marca e conceito juntamente com o Eduardo Carriel e Alessandra Mendes Ferreira para alunos e convidados especiais.

    Com fotos de André Morales.

    Apresentação x Aceitação do produto

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    A palavra de ordem hoje é gestão de marca, muitas vezes a comunicação de um produto ou serviço é muito bem elaborada, porém não é dada a devida atenção a sua gestão. No caso dos produtos, uma parte fundamental é a apresentação do produto, indo muito além do PDV.

    Tem que se ter especial cuidado em toda forma de apresentação do produto e em como o público alvo irá interagir.

    Uma imagem de divulgação simples demais ou que não valorize seu produto ou marca podem simplesmente levar o consumidor para o terreno do concorrente.

    Imagine o seguinte exemplo, um produto que é exclusivamente vendido pela internet, tem uma embalagem bonita, mas muito mal representada nas imagens publicitárias, a sua relevância com certeza será reduzida por esta falha na gestão da marca.

    Separamos um case da Mind Design criado em 2011 na época da explosão dos suplementos alimentares para ilustrar as diferenças.

    Note que na primeira foto da esquerda não está horrível, mas também não faz jus ao produto, ao lado uma imagem criada por um artista 3D, ficou mais interessante mais ainda está distante do produto real.

    Criamos também em computação gráfica uma representação mais fiel que atraísse o consumidor na última foto.

    Note que é o mesmo produto em toda, a forma como ela é criada e a visão do artista / estúdio de design envolvidos são determinantes para o resultado final.

    Você já se perguntou se as imagens do seu produto fazem jus a ele?
    Esta adequada a mídia de divulgação?

    Se estiver em dúvida com certeza algo deve ser melhorado.

    Vamos conversar? 

    O Design de Embalagem nos dias Atuais

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    Vocês já pararam para pensar que praticamente tudo o que consumimos é embalado de alguma maneira? Seja nas fases intermediárias de transporte e armazenamento, seja na fase final, de consumo, todos os produtos chegam até nós com o auxílio de uma embalagem. Junte à essa constatação o fato das embalagens assumirem cada vez mais espaço na construção das marcas e você terá um vislumbre da importância do design de embalagem na nossa sociedade.

    Se antigamente as únicas funções das embalagens eram proteger, transportar e identificar, hoje estes projetos devem assumir outros papéis tendo como objetivo principal destacar uma marca ou um produto em um cenário cada vez mais competitivo e em constante mudança. São tantos lançamentos semelhantes que as embalagens se tornam as grandes responsáveis por conquistar os consumidores e incentivar a venda.

    No ponto-de-venda, assim como em nossas relações interpessoais, a primeira impressão é a que fica. A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é maior.

    No momento da compra o consumidor escolhe não só um produto, mas a embalagem que vai fazer parte do seu dia-a-dia. Pense nas caixas de cereal matinal e as informações nelas contidas (no verso, por exemplo). Elas não deixam de ser uma “companhia” durante o café da manhã. As embalagens são projetos de design que nos acompanham nos mais variados momentos, fazem parte da nossa vida, mesmo que de forma discreta. Por esse motivo podemos observar o surgimento cada vez maior de projetos “amigáveis”, com uma linguagem próxima ao consumidor.

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    O desafio não é pequeno: unir design estrutural, gráfico, fundamentos de marketing, branding, processos de impressão, pesquisas de matérias-primas, etc.

    Para responder à todos esses desafios e à crescente demanda no mercado, se torna fundamental a capacitação de profissionais qualificados. Percebemos a importância de nos aprofundarmos no estudo das áreas que envolvem este segmento: criação; estratégia e planejamento; produção e implementação; e claro, inovação.

    Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. A pesquisa mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem desta possuir tais características, já que isso está diretamente relacionado à valorização da auto-estima do consumidor.

    Mais recentemente, as pequenas e médias empresas também perceberam que podem e devem investir em design para serem competitivas. Mais do que isso, viram que design não é um serviço de luxo, ao contrário, trata-se de um serviço altamente especializado, com uma ótima relação custo x benefício e que pode ser facilmente incorporado ao seu cotidiano.

    Seja a empresa de grande, médio ou pequeno porte, no ponto-de-venda todas têm acesso ao consumidor e aquela que investe em design de embalagem tem mais condições de se destacar e se tornar uma marca vencedora.

    Assim marcas próprias com investimento e foco em design de embalagem podem bater de frente mesmo com as grandes marcas que estão em evidência e conquistar o consumidor pelo design, podendo assim a empresa provar sua qualidade e fidelizar o cliente final pelo conjunto beleza e qualidade.

    Outro estudo muito interessante publicado na revista Journal of Consumer Psychology foi capaz de mostrar justamente a importância da experiência estética sobre o design de embalagens. Pesquisadores utilizaram técnicas de Tempo de Reação, Testes de Escolha e Ressonância Magnética Funcional (fMRI) para avaliar diferentes tipos de embalagens de produtos comercializados em supermercados como refrigerantes, manteiga, chocolates, biscoito etc.

    Eles compararam embalagens normais e embalagens com um design estético mais rico, avaliando tanto marcas de produtos famosas como marcas desconhecidas (p.ex. Coca-Cola vs. River Cola). Além disso, os pesquisadores também utilizaram diferentes preços para avaliar se os participantes escolheriam ou não os produtos apresentados. As embalagens eram apresentadas em pares e, durante os testes, o participante deveria escolher qual das duas opções apresentadas ele compraria.

    O estudo mostrou que as embalagens com design estético mais rico aumentavam significativamente o tempo de reação dos consumidores, mostrando que eles se sentiam mais atraídos por estas embalagens. O estudo também mostrou que os produtos com design estético mais rico eram mais escolhidos, em detrimento de produtos com marcas conhecidas apresentados em embalagens padronizadas. Isso acontece mesmo quando os produtos chamados estéticos apresentam preços mais elevados, mostrando que existe uma preferência do consumidor pelos produtos mais elaborados esteticamente, que vai além da marca ou do valor do produto.

    Por último, o estudo também mostrou que ao experienciar embalagens esteticamente mais ricas os participantes apresentam uma ativação maior em regiões do cérebro como o núcleo accumbens e o córtex pré-frontal ventromedial, regiões que estão diretamente envolvidas no processamento de mecanismos de recompensa. Esses resultados sugerem que a percepção de recompensa desempenha um papel importante na experiência de um produto com design estético mais rico.

    A diferenciação do produto pelo seu design pode ser uma estratégia importante para gerentes de marketing interessados em criar um diferencial de mercado. Os resultados da pesquisa sugerem que marcas desconhecidas capazes de se diferenciar pelo design da embalagem teriam a oportunidade de ser a primeira escolha dos clientes, mesmo considerando-se produtos de marcas conhecidas como concorrentes.

    Alguns elementos que podem ser trabalhados para criar um diferencial de design e estética são a luminância, cor, forma e textura das embalagens. Tomados em conjunto, estes componentes podem criar uma impressão de produto estético, no entanto, deve-se manter sempre os benefícios das embalagens, evitando que haja confusão ou até mesmo irritação por parte do consumidor ao tornar uma embalagem “diferente demais”.

    Na luta contra o cancêr infantil

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    A Mind Design em parceria com Alutal iniciam o mês de Abril com a divulgação da campanha Alutal contra o cancêr infantil em apoio ao GPACI – Sorocaba ajudando a arrecadar fundos para o Hospital e na conscientização da população.

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    Confira abaixo artes de outros anos:

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    O Triângulo de Ouro do Google

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    Você já ouviu falar do Triangulo de Ouro? Você pode não saber o que é, já ouviu falar dele e com certeza quer estar dentro dele.

    O Triangulo de Ouro é um “conceito” que foi criado com base em pesquisas, ou melhor, com base no comportamento dos usuários ao usar o Google em sua busca tradicional (texto & links).

    A imagem abaixo foi publicada a partir da pesquisa em empresa EyeTools com base na interação dos internautas:

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    Note que o mapa de cores acima está no formato de um triangulo e que quanto mais quente a cor (vermelho, laranja e amarelo…) menor fica o triangulo, pois este é o “Triangulo de Ouro” que nada mais é do que a representação gráfica do que nossos olhos vêem primeiro ou que nos chama atenção primeiramente.

    Este é o lugar (na internet) mais almejado, os primeiros lugares na busca do Google, se você estiver dentro da faixa avermelhada as chances do internauta abrir seu site são enormes na casa dos 100%.

    Segundo a EyeTools que realizou a pesquisa para o Google na busca orgânica (onde % são os cliques):

    • 1º resultado – 100%
    • 2º resultado – 100%
    • 3º resultado – 100%
    • 4º resultado – 85%
    • 5º resultado – 60%
    • 6º resultado – 50%
    • 7º resultado – 50%
    • 8º resultado – 30%
    • 9º resultado – 30%
    • 10º resultado – 20%

    Seguindo este estudo, para você ter total efetividade nas buscas orgânicas seu site deve ficar entre os três primeiros resultados.

    Confira a posição do seu site, se ele não estiver na primeira página do Google nos termos relevantes para seu negócio, você deve rever sua estratégia.

    Se o seu site é novo, tenha paciência e determinação pois o seu ranking no Google aumenta de acordo com uma série de fatores, p.ex.: idade do site, conteúdo de qualidade, visitação, links, etc…além é claro das técnicas de SEO.

    Se você está insatisfeito com o posicionamento do seu site no Google, entre em contato, com certeza podemos melhorar seu posicionamento.

    Google Developer Day 2009

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    Neste dia 29/06 a Mind Design participou do Google Developer Day 2009, um evento grandioso realizado mundialmente pelo Google para disseminar novas tecnologias e firmar parcerias com os desenvolvedores.

    As palestras foram simultâneas, assim tivemos que escolher as que mais nos interessavam, por fim assistimos:

    – Keynote com Patrick Chanezon
    – Google Wave com Stephanie Hannon e Torsten Nelson
    – Criando aplicações Open Social rápidas e escaláveis com Patrick Chanezon
    – Torne o seu site mais social com Patrick Chanezon
    – Desenvolvendo aplicativos geográficos avançados em 3d para a web com Pamela Fox
    – As várias maneiras de codificar com o Android com James Yum
    – Google HTML 5: O que vem depois Patrick Chanezon

    O evento foi muito interessante, principalmente por 2 pontos:

    Todas as palestras mostraram o caminho trilhado pelos engenheiros do Google, que estão adotando as mais recentes tecnologias como HTML5, Canvas, APIs com ajax, etc….

    Essa adoção significa que o uso delas servirá como grande catalizador para os usuários atualizarem seus computadores, o que resultará em (algum tempo) em projetos com novas funcionalidades que estas tecnologias incorporam, tanto no Google quanto para site institucionais.

    Word Camp Brasil 2009

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    Neste domingo dia 21/06 participamos do WordCamp Brasil, que é um evento voltado para a plataforma de publicação de Blogs WordPress que é uma das, senão a plataforma mais usada, para você ter uma ideia da sua abrangência só em 2007 ele foi utilizado por 2.845.884 pessoas.

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    O evento tinha tudo para ser um encontro de entusiastas, mas ao contrário disso estavam presentes muitos profissionais da área afim de assimilar novas formas de maximizar o uso do WordPress.

    O criador de WordPress, Matt Mullenweg e José Fontainhas da Automattic estavam lá marcando presença, onde tivemos a oportunidade de conhece-los pessoalmente.

    O evento contou com ótimas palestras, inclusive com cases de uso do WordPress para grande aplicações, p.ex. do Colégio Marista, Rede Globo.

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    11º Encontro de Profissionais de Internet Locaweb

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    A Mind Design participou ontem do 11º Encontro de Profissionais de Internet promovido peloLocaweb que aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo.

    Foi a primeira vez que participamos do evento, fomos com grandes expectativas para as palestras que de fato foram ótimas.

    Abaixo breve comentário sobre as melhores palestras ao nosso ver:

    O Google além das buscas

    A palestrante do Google falou extensivamente sobre as ferramentas do Google para os profissionais web, indicando novos caminhos tanto para a busca orgânica como para os links patrocinados, foi uma palestra muito empolgante, onde ficou clara a preocupação do Google com os profissionais da internet, e também com os critérios e filtros empregados na busca como forma de manter o excelência nível do serviço do busca. Além disso foi falado sobre as outras ferramentas dos Google, como Docs, Gmail, etc.

    A internet além da web – Microsoft

    Nesta palestra foi abordado principalmente o Silverlight 3 que está em fase beta e deverá ser lançado ainda este ano e a forma de aplicação dele em projetos web.

    O que mais me chamou a atenção foi o recurso de Deep Zoom (usado no site do HardRock) que suaviza e torna a navegação de fotos e videos em alta resolução muito agradável e produtiva.

    Estratégias em sites de busca SEO & SEM

    Deixei para comentar por último esta palestra pois ela foi sensacional, a palestrante Martha Gabriel é especialista nesta área de SEO & SEM, professora em diversas universidades e palestrante internacional do assunto.

    Ela falou muito, e quando disse muito é muito mesmo, em 50 minutos ela conseguiu dar uma visão geral e base conceitual da dinâmica dos mecanismos de busca.

    Principais temas abordados:
    – SEO
    – SEM
    – Google, Bing e mais uns 5 buscadores
    – Long Tail
    – Landing pages
    – Estatísticas e acompanhamento do internauta
    – Busca organica
    – Ditadura dos Top 10
    – Triangulo de ouro dos buscadores
    – Pagerank
    – Black, Grey e White Hat

    Foi um ótimo evento, na verdade não foi apresentado nada de novo, mas com certeza novas formas de usar os recursos existentes para maximizar os resultados.

    Como é de se imaginar os stands de maior movimento, foram os do Google e da Microsoft, veja algumas fotos da chegada ao evento:

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